Como criar um perfil profissional nas Redes Sociais
Impressionar com o conteúdo
Ao contrário do seu Curriculum Vitae CV em redes sociais, há mais flexibilidade para fazer do seu profissional uma vitrine mais criativa. Da mesma forma, deve listar as suas competências, experiência profissional e educação.
A concentração nas realizações é uma boa opção para além da simples listagem de tarefas profissionais, tais como actividades de voluntariado ou histórias de sucesso. Tem de ser atraente, pelo que deve combinar informação gráfica com texto. É essencial adicionar imagens, vídeos, infografias ou links externos.
Preste atenção às palavras-chave
É importante dirigir o seu perfil profissional de uma forma que seja relevante para o tipo de posição que procura. Para tal, recomenda-se a utilização de terminologia e palavras-chave relevantes para a disciplina, para que os recrutadores ou empregadores o possam encontrar.
Por exemplo, se a posição para a qual deseja candidatar-se requer conhecimentos em trabalho de equipa, certifique-se de utilizar a palavra-chave ¿Trabalho de equipa¿. Não é recomendado misturar palavras-chave com conceitos ou buzzwords tais como ¿analítico¿ ¿estratégico¿ ¿creativo¿ que tendem a ser as palavras mais utilizadas nas redes sociais. A utilização deste tipo de palavras contraria a pesquisa do seu perfil uma vez que a inclusão de uma destas palavras na pesquisa não representa qualquer filtro determinante.
Tirar uma fotografia profissional
A sua fotografia de perfil deve causar uma primeira impressão profissional. É importante que esta foto seja recente, clara e que dê uma impressão minimamente positiva. Evitar fotos distantes, caseiras, seladas ou não-profissionais.
Para não perder a resolução no momento do redimensionamento automático que a maioria das redes realiza ou para ser enquadrada da forma que desejamos, é importante carregar a foto nas dimensões apropriadas da rede social. Pode visitar o blog do Gecko Studio onde são definidos os tamanhos do youtube, do linkedin, do Facebook e de outras redes sociais.
Juntar-se a grupos
Juntar-se e participar em grupos relacionados com a sua profissão e indústria pode ser uma grande ferramenta para o intercâmbio profissional. Estar activo em grupos relevantes também o ajudará a trabalhar em rede, para além da sua procura de emprego. Fazer parte de debates, tópicos e discussões relevantes para o seu campo ajudá-lo-ão a obter novas ideias, informações e insights.
Ligar e estar activo
Antes de se ligar a outros utilizadores no seu campo para construir a sua rede pessoal, deve definir que tipo de ligações pretende fazer. Siga as empresas que lhe interessam para receber as suas notícias e actualizações, pessoas relevantes na indústria ou revistas da indústria.
Partilhar conteúdos relevantes e actualizar informação sobre a sua indústria irá torná-lo muito mais visível em plataformas profissionais como LinkedIn, Behance ou Instagram.
Referências
- https://www.paginasamarillas.es
- https://www.hotfrog.es
- https://empresite.eleconomista.es
- https://www.vulka.es
- https://www.europages.es
- https://www.cylex.es
- https://www.iglobal.co
- https://www.businesslistingplus.com
- https://www.widgeo.net